[SIN] KILLER: Rock/Música cristã, como saber, quando é e quando não é...

sexta-feira, novembro 08, 2013

Rock/Música cristã, como saber, quando é e quando não é...



A idéia para esse post, surgiu quando eu estava lendo uma recente entrevista da banda cristã finlandesa de hardrock, Desyre no site Untombed (que você deve conhecer ambos?!!). A pergunta, praticamente no final, ... Qual é sua definião de música cristã?
Não que eu nunca tenha pensado nisso, ao contrário, isso sempre esteve lá, num canto qualquer de minha mente, assim como já falei muito sobre isso no particular com amigos. Com base nisso, achei relevante, para o atual cenário do rock cristão, fazer essa mesma questão para pessoas relevantes de um modo geral, no meio cristão. Claro que não deu pra falar com muitas pessoas, não pense que é fácil responder isso... Você vai notar nas respostas de alguns... Os escolhidos (Essa palavra tem uma conexão com o que vou comentar a seguir...). Enquanto eu aguardava as respostas de uma certa pessoa, no caso, o meu jornalista favorito de todos os tempos... Doug Van Pelt, criador da melhor revista de metal/rock cristão que mundo já viu, em plena atividade desde de seu tímido inicio nos anos 80. Começou com um fanzine de uma única página! Isso é ou não é inspirador?... Essa última palavra, tem entrado muito no meu caminho... Uma espécie de canal pra falar comigo hoje... Doug é um cara ocupado, e (ainda) deve está atarefado escrevendo a autobiografia do Michael Sweet (Stryper) ou mesmo cuidando de seu lado escritor... A HM agora tem um outro comandante, mas ele ainda continua lá... Hahahaha. Então, estiquei as palavras né? Desculpe! Doug não respondeu a pergunta … Ele achou melhor, eu pegar seu texto, publicado numa edição especial de 25 anos (Jul/Ago 2010) Issue #144. E para essa big comemoração, ele preparou uma lista dos 100 melhores álbuns cristãos de todos os temPos (eu tenho a revista em pdf, quem quiser, me avise). Antes de listar os álbuns, ele fez uma ressalva, melhor, uma introdução, abordando a questão/tópico principal desse post, do qual está sendo tema aqui também, com a mesma finalidade.


NL
___________________________________________
["Há uma falha no rótulo "rock cristão". Isso todos nós sempre soubemos, certo?
Existem quatro explicações populares do que define uma música ou um álbum como “cristão”São eles:
1) a música traz letras que contam a história do Evangelho (o pecado, a salvação, Jesus);
2) a música traz letras que, embora não necessariamente, transmitam a "Mensagem do Evangelho", são moldadas por uma visão cristã do mundo;
3) a música é feita por e / ou escritas por músicos cristãos
(incluindo a música instrumenta l ou temas de letras "seculares" );
4) a música é considerada "rock cristão" por muitas pessoas cristãs ou, por falta de um termo melhor, é "de interesse" para os cristãos.
É na a quarta definição que temos uma espécie dimensão ao longo dos anos.
Por causa dessa nossa abordagem, alguns de nossos ‘apontados’ nesta grande lista poder ser questionada pelos puristas e / ou pelas próprias bandas. Se a sua banda está nesta lista e você não se considera sua banda como "rock cristão" ou mesmo que você tenha feito grandes esforços para se distanciar e não sofrer influência na carreira desta tag, temos um pedido de desculpas meio impertinente e meio sincero para você. "Sinto muito. É o que é. Trabalhar com isso.
Um grande homem disse uma vez: "O propósito de listar (rotular) é o inspirar argumento." Embora ninguém nunca tenha realmente usado essa declaração, eu acredito nisso. Nós esperamos que você aproveite esta questão."]

Doug Van Pelt


------------------------------------------------------------------

"A música cristã é música feita por cristãos para glorificar seu Pai no Céu, edificar a igreja ou, eventualmente, para alcançar aqueles que estão fora da igreja com as boas novas de Jesus Cristo".

Scott Waters 
--------------------------------------------------------------------------
"A definição de música cristã é potencialmente problemática. Você poderia escrever um capítulo inteiro de um livro sobre o assunto. Em termos de especificações, eu acredito que a música cristã consiste em que  todos os  membros da banda sejam  cristãos, o foco está no conteúdo cristão em termos de letras. Espero que isso não pareça  transversalmente  uma simplificação. Aqui está um link para um artigo da Wiki, que resume muito bem as coisas melhor: http://en.wikipedia.org/wiki/Christian_music"

Andrew Rockwell
http://www.angelicwarlord.com/
-------------------------------------------------------------------------

"A música cristã é antes de tudo centrada em Cristo. Qualquer banda que escolhe definir sua música como cristã deve atender a determinados critérios em meu modo de ver. A banda deve tentar evangelizar os perdidos, bem como edificar o corpo de Cristo através de suas letras, estilo de vida, imagens e performances ao vivo. Jesus veio buscar e salvar aqueles que estão perdidos, uma vez que esta é a missão de nosso Senhor Jesus Cristo, qualquer que opera sob a bandeira da música cristã deve também imitar as palavras e os atos do Senhor, esforçando-se para alcançar os perdidos através do sua plataforma musical.

Além disso, eu concordo que há grande valor em entretenimento positivo. E a música cristã é entretenimento, bem como um ministério e os dois têm uma relação simbiótica. Ambos existem para o benefício mútuo do outro. Se uma banda cristã tem um som muito profissional, toca bem demais, grandes shows, etc a probabilidade das pessoas aceitarem as mensagens aumentam .

Da mesma forma, se o aspecto ministério está na vanguarda da música da banda e a música é de alta qualidade, a mensagem obtém gravidade adicional com o público e a música leva essencialmente a mensagem final para o ouvinte, assim, dando a mensagem, um maior impacto.

Na última década temos assistido a um grande número de bandas que surgiram no cenário musical heavy tradicional que se descrevem como "um grupo de cristãos , mas não uma banda cristã " . Na verdade eu não encontro qualquer problema com essa premissa. Se a banda escolheu escrever músicas fora do âmbito do evangelismo para os perdidos e edificação do corpo de Cristo, elas não devem ser punidas por essa opção. Hoje bandas como Megadeth abordam suas letras dentro de uma perspectiva cristã do mundo, mas não se pronunciam como uma banda cristã. Sim , Dave Mustaine e David Ellefson são seguidores de Cristo individualmente, mas optam por não definirem o Megadeth como tal.

As letras do Megadeth possei consciência social e lidam com temas que vão desde a guerra , as questões sociais , as lutas pessoais , relacionamentos e política. Essas são questões que afeta todos nós, sendo você um cristão ou não . Então, as letras , neste caso, são relevantes para o ouvinte, e o aproxima de uma perspectiva cristã . Eu acredito que há um grande valor nisso. O que me deixa indignado são "bandas de cristãos, mas não uma banda cristã ", que tem letras, estilo de vida, imagens e performances ao vivo que não são consistentes com o que a Bíblia nos ensina como aceitável para os crentes em Cristo . Não tenho nenhum interesse ou respeito para as bandas que operam como tal e seria muito melhor ouvir e apoiar uma banda mainstream de incrédulos que não estão enviando seus sinais contraditórios ao público. O próprio Senhor declara que preferia que você fosse quente ou frio e não morno em relação ao seu comportamento aos Seus olhos.

Pessoalmente, eu acredito que se você é um "cristão em uma banda cristã ou um cristão em uma banda não-cristã", você precisa ser quem você diz que é, é isso que é um cristão. O cristão é aquele que é semelhante à Cristo e que participa da missão de nosso Senhor Jesus Cristo e vive sua vida de acordo com seus ensinamentos e exemplo. Evangelizar, edificar e entreter... Isto é bom e aceitável aos olhos de nosso Senhor Jesus Cristo e todo músico que é um cristão deve se esforçar para realizar isso em suas vidas diárias. Christ Is King!"

Brian Bishop
Host of Beyond The Riff 
https://www.facebook.com/pages/Beyond-the-Riff/148588385153083

---------------------------------------------------
"A resposta para sua pergunta  é clara e simples. Quando você usa o dom que recebeu de Deus e quer  levar Ele  através da música,  é isso que é música cristã. É sempre o propósito por trás que importa. Deus abençoe o seu trabalho Norman.
Long Live The King!"

Christian Liljegren  - Golden Resurrection 
---------------------------------------------------------------------


"Uma música é cristã quando a letra tem louvor, adoração, evangelismo, comunhão, reflexão de cunho cristão"


Pipe - Comunidade Golgota  
 https://www.facebook.com/comunidade.golgota

------------------------------------------------------------------------------

"Música feita por cristãos têm que ter letras centrada em Cristo"
Carl Johannes Jonsson - Metal Bible
https://www.facebook.com/themetalbibleofficial

Esta é uma área muito espaçosa. Eu não tenho certeza do quanto de espaço temos aqui? Eu amo algumas coisas da CCM e eu a descobri nos meus (mais inocente) dias da juventude, e também neste momento a minha volta ( mais velho). Naquela época tudo era muito preto e branco. Ou você era um cristão outlet ou um secular. Quanto mais velho fico, mais eu percebo que Deus, em Sua grandeza falou-me através de todo tipo de música. Estranhamente, principalmente através de "coisas secular". Eu amo minha dosagem "In-your-face" na ousadia das letras, mas isso não é para todos. Eu acho que os artistas cristãos também têm a liberdade de fazer o tipo de arte que vem do seu coração. Às vezes é muito chato ouvir coisas como "não tem muito Jesus em suas letras, eles estão desviados ou algo assim."

Mazi Bee - https://www.facebook.com/pages/DESYRE/154100964840
http://untombed.com/interview-desyre/

---------------------------------------------------------------------------

[IMO In my op...] Música em si é uma coisa neutra. Ela pode ser usada para qualquer glorificação do eu ou Deus. No entanto, ninguém vai encontrar nas escrituras um mandamento de só usar a música como uma ferramenta evangélica .
Qualquer música criada para a glorificação de Deus pode e deve ser definida como sagrada (ou seja, Worship Music). A música que o artista cria para explorar pensamentos sobre a vida, sua caminhada, crítica social também pode ser rotulada como "cristã" por causa da visão de mundo do autor. Profanação não tem lugar neste trabalho, uma vez que isso indica a condição por parte do artista.
Mas isso também não significa que um quociente de JESUS ​​deve estar implementado. Enquanto eu lia os Salmos o nome de Jesus não é usado uma vez .... por razões óbvias, mas a intenção do autor é bastante clara. O livro de Ester não menciona o Senhor em tudo, mas ainda está incluído... Eu realmente acho que devemos voltar aos velhos termos do sagrado e secular, porque a música sacra oferece letras claras, sensata, e indica por onde o artista está vindo ... ao contrário da música secular, que pode incluir tudo, desde comédia a blasfêmia...
Não há uma "fórmula" concreta ou um check list para o que faz um artista "cristão" ou não .... Eu realmente acredito que cabe a cada indivíduo fazer essa distinção para si. Alguns artistas são descaradamente evangelístico alguns não são. A maioria dos músicos são apenas isso musicos, não teólogos ... então por que estamos julgando nossos irmãos pelo conteúdo lírico de suas canções??
Como a maioria das coisas em nossa caminhada cristã, alguns de nós temos mais "liberdade" do que outros. Não para tripudiar sobre os outros, mas para aproveitar o tempo que estamos aqui. O apóstolo Paulo deixou isso bem claro em suas epístolas. Se alguém gosta de música que não tem declarações cristãs ou seja, conteúdo de adoração, isso significa que não podemos ser elevados ou edificados por essa arte. O começo do King's X é um excelente exemplo.
Para tentar achar uma definição concisa, se ​​ a música de um artista é cristã ou não é, isso é com eles .... Só porque a banda tem membros cristãos não significa que eles são obrigados a pregar ou se tornar evangelistas do palco.
Apenas alguns pensamentos sobre o assunto ... Eu provavelmente adicionaria mais perguntas que respostas!

Keven Crothers / Criador do lendário fanzine White Throne, hoje na Heaven's Metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please 'Like' all the time... If necessary, use words...

News

Page

Instagram

Postagens populares

Pesquisar este blog