[SIN] KILLER: Listener fala sobre turnê e sua visão sobre 'bandas cristãs'

domingo, outubro 16, 2011

Listener fala sobre turnê e sua visão sobre 'bandas cristãs'

Dan Smith and Chris Nelson

www.IamListener.com


By Josh Drespeling


Chame de música falada, chame de “word-core” ou chame de devaneios poéticos do coração de um genioso e produtivo escritor infundido em paisagens sonoras musicais com vibrações decompostas. Qualquer que seja o selo que você escolha para impor ao Listener apenas arranharia a superfície da complexidade e da inerente simplicidade que simultaneamente se revelam nas canções de tal banda inventiva. O palavreado do Dan Smith arrasta a sua alma e abre um livro de comentário que contém um completo espelho da existência humana, sociedade e a própria vida. A tela para as divagações do Dan é estendida por Chris Nelson, com seus tons de guitarra assombrosos, percussão de lavadora, e vários outros sons encontrados. Listener derruba todas as noções de como uma banda deveria ser, não por uma mera questão de ser diferente ou excêntrica, mas antes como uma experiência de arte e som que tem ido muito bem.

Kingdom Extreme envolvida com ambos Dan e Chris do Listener numa varanda de trás em ruínas de uma galeria de arte independente em Butler, PA. Enjoy!

Vocês estão atualmente na “Thank You For Being A Friend Tour” com Josh [Scrogin, do The Chariot]. Eu sei que o Listener fez alguns shows com o The Chariot na Europa, mas como esta turnê surgiu junto?

Dan: Nós decidimos sair em turnê.

Chris: E nós temos amigos.

Dan: Nós gostamos de dizer uma frase: “We are golden like the girls” ( ‘somos dourados como as garotas’) e amamos o Golden Girls e queremos agradecer por vocês serem nossos amigos. Josh e Derrick são nossos amigos, e Chris e eu somos amigos. Derrick é amigo de Josh e Chris e Derrick são amigos , e todos nós somos amigos. Então quisemos ir para ver nossos amigos e fazer shows em diferentes cidades.

Esta turnê é um grande contraste com a que vocês acabaram de fazer na Europa, pelo menos em tamanho. Como é tocar em galerias de arte e casas de shows comparado aos clubes e eventos na Europa? Tenho certeza que a vibe é completamente diferente.

Dan: Sempre temos algo completamente diferente toda noite. É diferente todas as vezes.

Chris: Grandes shows “profissionais” são realmente a minoria pra nós. Não que não queiramos tocar neles, mas porque queremos tocar todos os shows. Tocar numa galeria de arte, porão ou casa não é diferente pra nós. Apenas gostamos de estar entre as pessoas. É diferente na forma de como os artistas estão tratando isto, mas pra nós é o mesmo show.

Sendo que Listener está no círculo de bandas cristãs, esse é um rótulo ou uma identidade que você aplica a si mesmo?

Dan: Hummm, não.

Chris: Eu diria que não. Eu sempre entro em boas conversas sobre isto. Sim, eu sou cristão e sim, Dan é cristão, mas eu acho que é uma coisa bem americana pegar a sua fé e colocá-la como modismo ou tema ou cultura, em vez de ser algo bastante santo que é bem pessoal. Para mim, é desconfortável para alguém que eu nunca encontrei antes e perguntar coisas acerca da minha fé sem ter qualquer tipo de relacionamento com eles ou nem mesmo ter falado com eles primeiro. Este nunca foi o objetivo da banda. Não que nós neguemos isto. Nós não queremos estereotipar a banda ou nos limitarmos a estas demografias, porque queremos tocar para todos. Dan gosta de dizer, quer sejam azuis, ou amarelos, ou...

Dan: Vermelhos.

Chris: Ou muçulmanos ou quem quer que seja. Este é onde queremos de fato estar. Então, eu diria que não, não nos rotulamos como uma banda cristã mais do que nos rotulamos como uma banda vegetariana. Eu repito que isto é uma coisa bem americana pra casualmente jogar fora sua fé como cristão. Em outros países poderíamos ser presos por nos destacarmos aqui da mesma maneira que estamos dizendo que somos cristãos. Isto é mais do que a realidade pra mim do que o que a América tem feito com o Cristianismo e a fé. Eu só não quero perpetuar isso como uma maneira de comercializar nossa banda.

Dan: Me chame de fanático ou só maluco, mas eu gosto de comercializar nossa música do jeito que ela soa e como nós trabalhamos duro para fazê-la; nossos shows ao vivo, nossos discos e as palavras que dizemos. Eu só quero que seja dado à nossa música um tratamento justo, e não comercializá-la de um jeito ou de outro.

Dito isto, eu sei que vocês tocam em alguns dos grandes festivais tais como Cornerstone e têm estado ao redor de bandas como For Today ou Sleeping Giant e um monte de outras que são bastante zelosas em transmitir sua fé e bastante audazes e sinceras quanto a isto. Como você enxerga estes tipos de bandas?

Chris: Honestamente, eu tenho descoberto que é mais importante pra mim não falar e ter a galera saindo conosco e conversando conosco, porque eles não conseguem explicar isto, em vez de alardear isso e fazer as pessoas ficarem irritadas. Eu quero viver uma vida cristã e não ter que reafirmar isso enquanto me escondo atrás de uma máscara. Existem um monte de bandas cristãs que sabemos que não vivem uma vida cristã. Nós só queremos ser honestos quanto ao tipo de pessoa que somos.


Veja a entrevista completa em inglês no Kingdom Extreme


Free translation by Carol Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please 'Like' all the time... If necessary, use words...

News

Page

Instagram

Postagens populares

Pesquisar este blog