[SIN] KILLER: Holy Saint - Old school x White Metal # 9

quinta-feira, outubro 12, 2006

Holy Saint - Old school x White Metal # 9

Publicado em 12/10/06





Holy Saint - Old school x White Metal


Saiba mais um pouco dessa incrível banda. Uma das clássicas do White-metal verdadeiro. Eu pouco sei sobre eles, mas desde quando li esse ‘review’ fiquei louco pra achar esse material. E agora que estou com ele em mãos, resolvi colocar essa matéria, pra que fãs como eu, conheça melhor o Holy Saint (lindo nome!!!)

Holy Saint – [Metal cristão vindo de Rochester, NY, formada em 1986. Eles também eram conhecidos no começo como Judement Day].
Holy Saint - Sound the Alarm (demo) 1987
Esta banda e esta demo especificamente significam tudo para mim. Foi através da amizade de Chris Brooks (vocal), Michael Amico (baixo), e Radojica Uskokovic (guitarra) que eu me tornei um Cristão. Eu fui criado na igreja durante a vida inteira, fiz parte de grupos de jovens e coisas desse tipo, mas nunca cheguei a ser de fato um Cristão. Eu tinha um grande problema com a hipocrisia que eu via nos outros jovens da igreja que diziam ser Cristãos. Enquanto eu aparecia no grupo de jovens com minhas camisetas de Jack Daniels ou do Aerosmith, eles apareciam com suas roupas de domingo. Veja bem, o problema não é exatamente com as roupas, mas o que eu vi foi que eu ia à igreja do jeito que eu era, enquanto esses caras usavam uma fachada para os domingos de manhã. Eu sabia o que muitos deles faziam fora da igreja. Isto sempre me incomodou, e apesar de eu nunca ter rejeitado Jesus por isso, eu nunca nem percebi que eu não estava confiando nele por causa do exemplo que eu estava vendo. Isso foi durante a minha época de colégio. Quando me mudei para Rochester, em 1985, para começar a faculdade, é claro que eu encontrei novas amizades. Nós eramos loucos por metal, e sempre que podíamos, íamos ver os shows locais. Em 1986, estávamos do lado de fora do Penny Archade esperando um show do Motorhead com o Raven. Enquanto esperávamos, vieram três cabeludos e nos perguntaram qual era a do Motorhead. Eles perguntaram, "esses caras são satânicos?". É claro que dissemos que não. Quando eles começaram a nos falar sobre "religião" meus amigos de faculdade não quiseram ouvir. Eu nunca escondi de ninguém que eu me considerava "um Cristão", então meus amigos falaram para os cristãos cabeludos que eu era um cristão, também. Bom, começamos a conversar, e Chris Brooks (vocalist do Holy Saint) me falou de sua banda e perguntou se eu gostaria de ir à igreja com ele. Eu aceitei sua proposta, e daquele ponto em diante, nós mantivemos contato regularmente, e ele se tornou não apenas um bom amigo, mas também uma grande influência em mim. O que eu vi nele foi algo genuíno que eu não havia visto antes no povo da minha antiga igreja. Ele era um cara humilde, que admitia ser meio doido, mas ele estava tentando viver uma vida que agradasse a Deus, de acordo com a Bíblia. Eu honestamente queria o mesmo. Uma noite, em um estudo bíblico, eu decidi que precisava de Cristo como meu salvador, e a partir daquela noite, a minha vida tece uma mudança dramática. Eu não contei ao pessoal do Holy Saint naquela noite, e tomei essa decisão por mim mesmo. Eu não fiz uma oração bela e ensaiada ou coisa do tipo. Eu apenas disse a Deus que eu agora confiava nele e soube imediamente que algo estava diferente dentro de mim. Agora eu compreendo que era o Espírito que eu recebi como sinal da minha salvação. Nós continuamos amigos enquanto eu estava na escola e eu até criei o logo do Holy Saint. (Foi feito à mão, com caneta e tinta. Eram os anos 80, bem antes da época do Adobe Photoshop ou Illustrator). Eu fui em vários ensaios do Holy Saint, dormi na casa de Rad' algumas vezes, mas passei a maior parte do meu tempo com Chris, indo com ele á igreja aos domingos.
A banda gravou esta primeira demo em 1987, e eu fiquei muito feliz ao tê-la em mãos. Eu estava faminto por metal cristão de qualidade naquela época. Enquanto eu ainda era apaixonado por metal, eu estava procurando por letras que pudessem ajudar a edificar minha fé, e esta demo realmente me ajudou nisto. Era pesado! Era atrativo! Era metal! Eu a ouvi várias e várias vezes, para o desespero de meus colegas de quarto, que estavam cansados do meu falatório cristão. A música tem estilo semelhante ao de bandas como Dokken e Stryper, apesar de qualidade da produção. Ainda assim, na época, eu não ligava para produção caprichada. Michael Amico era um animal no baixo e Rad debulhava os melhores sons. Os vocais claros e agudos de Chris eram uma mistura de Micheal Sweet e Don Dokken.
Infelizmente, esta demo nunca foi lançada e a cópia que eu tinha numa fita Maxell estava muito desgastada. Foi aí que entrou a tecnologia digital. Eu parei de tocar a fita anos atrás, e finalmente copiei-a para um CD. Eu até copiei a capa do jeito que ela era no encarte original, em preto e branco da fita. Eu sei que isso é mais uma história sobre mim mesmo do que um review de um CD, mas esta demo de quatro faixas representa uma grande mudança que ocorreu em minha vida, uma que eu estou vivendo desde então, portanto, ela é tão mais importante para mim do que o álbum mediano.
Holy Saint (Retrospect) 1990
Este foi o primeiro e único álbum oficial do Holy Saint. Da primeira demo da banda, apenas a faixa "Christ is the Answer" apareceu no álbum. Lançado originalmente em 1990 em formato de cassete, Holy Saint foi relançado em CD com tiragem limitada em 2005. Tão raro que, apesar do CD ter sido lançado em 2005, eu já vi cópias a venda no eBay por mais de 30 dólares! Ai! Uma coisa que deve ser notada é que a mensagem da banda, que originalmente estava no fim da fita foi tirada do CD.
A música neste play continua semelhante à demo. Metal melódico influenciado por gente como Dokken, Crue, Stryper, Barren Cross e até mesmo os primeiros álbuns do Malmsteen's Rising Force. Em sua maioria, as músicas são heavy metal não muito veloz, apesar de que "Call On Your Name" é uma balada, como era típico do metal cristão dos anos 80. A produção neste álbum é um pouco fraca, mas os instrumentos podem ser ouvidos com clareza. O trampo de guitarra de Radical Rad soa muito bem, mas soaria melhor se tivesse sido gravado em várias pistas. Do modo que está, fica claro que é apenas uma guitarra gravada em apenas uma pista. Chris Brooks faz o melhor trabalho vocal de sua vida aqui. A nova versão de "Christ is the Answer" não é tão forte como a original. Eu realmente prefiro a versão de 87. "Crying Out," "Love Never Fails" e "Give Your Life Away" são algumas das músicas mais pesadas do disco, apesar de que pelos padrões atuais do metal essas músicas são meio leves. "Love Never Fails" é uma das músicas que eu lembro de ver a banda aperfeiçoando nos ensaios que eu assisti. O instrumental dá à banda a chance de se mostrar um pouco mais, musicalmento. Talvez eu seja muito ligado à esta banda para dar uma resenha justa, sem influências, mas mesmo com a produção fraca, eu acho este álbum completamente agradável. By Scott

Essa matéria está no site No Life 'til metal. Tradução, uso sob autorização do autor. Sendo assim, um dos colaboradores a cara do 'sin killer'... In - diretamente.
Thanks and Hail, Scott!!!
Norman

http://www.nolifetilmetal.com/holysaint.htm


trad. Heder Osny/Norman Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please 'Like' all the time... If necessary, use words...

News

Page

Instagram

Postagens populares

Pesquisar este blog